terça-feira, 14 de junho de 2011

Frente a Frente com Roberto Dib

         Xuxuquetes,

            hoje o meu convidado é o Dib para explicar um pouco sobre o mercado financeiro.

            Nome: Roberto Dib
            Idade: 25 anos
            Formação: Administração de Empresas pela FGV-EAESP
            O que faz? É analista e trader da Claritas Investimentos

            O que faz um trader?
            R: Um trader compra e vende ações seguindo as diretrizes e estratégia do fundo.


          Como assim estratégia do fundo?
             R: Isso. Cada fundo de investimentos em ações tem uma estratégia bem definida. Pode-se comprar ou vender ativos focando em análises fundamentalistas, em análises técnicas, análises macro, entre outras…

          E qual a estratégia do seu fundo?
             R: Somos um fundo fundamentalista, que procura investir em empresas quando o seu preço de mercado (preço da ação) apresenta uma distorção em relação ao seu verdadeiro valor. Além disso fazemos um controle rígido de risco.


           Mas o que causa essa distorção?
              R: Os motivos podem ser vários como:
              ·      Setor fora de moda;
              ·      Movimentos de fundos institucionais;
              ·      Situações especiais como spin-offs ou fusões;
              ·      Eventos específicos que não alteram o verdadeiro valor do ativo, etc…

            E quanto ao risco? Como vocês mitigam o risco de investir em uma empresa ruim?
                R: É assim Vivi: quando se procura o valor intrisico de uma empresa você corre muito riscos na sua análise pois o valor de qualquer ativo é baseado na expectativa de fluxo de caixa futuro desse ativo. Ninguém consegue prever o futuro, não que eu conheça… Então nós usamos uma margem de segurança: investimos numa empresa só quando o seu valor de Mercado está bem abaixo do valor que nós projetamos usando todas as informações disponíveis para nós.
           Existem outras estratégias mais arriscadas, mas não gostamos disso. Uma conta simples mostra por que: se você ganhar 25% por nove anos e perder 25% no décimo você terá ganhado menos do que se você ganhar 20% por 10 anos. Então é melhor ter um lucro saudável certo na mão do que um alto lucro incerto.



              Mas como é feito a análise para se chegar no valor certo da empresa?
                  R: Temos vários métodos. O mais conhecido é o DCF (Disconted Cash Flow). Ele tem duas partes: desconto e fluxo de caixa. 
                        O desconto é a taxa que você vai usar para descobrir qual o valor de um fluxo de caixa futuro no presente, e o fluxo de caixa é a espectativa de geração de caixa da empresa no futuro. Na taxa de desconto nós tentamos colocar o risco envolvido no fluxo de caixa futuro, criando assim um equilíbrio entre o risco de uma empresa e seu valor.
                       Existem outros métodos como calcular qual o valor de liquidação da empresa (valor de venda de seus ativos menos seus passivos) ou análise de múltiplos (comparando a empresa com outras empresas no Mercado).
                       Todos esse métodos exigem muito trabalho e profundo conhecimento da empresa, e muitas vezes as pessoas não tem paciencia para pesquisar e aprender tudo isso. É importante não se desligar do conceito de valor, pois muitos investidores acabam se perdendo nesse caminho e esquecem o que estão comprando, e por que estão comprando. 
                       Assim como contou Seth Klarman no seu Margin of Safety, que certa vez houve escassez no mercado de sardinhas de Moterey California. Os mercadores começaram a subir o preço, criando uma bolha da sardinha. Certa vez um comprador decidiu abrir a se deliciar com a cara especiaria. Após comer as sardinhas ele passou mal. No dia seguinte, quando foi reclamar com o vendedor ouviu palavras que tanto se assemelham a como alguns olham o Mercado: Não! Essas não são sardinhas de comer, essas são sardinhas de comércio
                       Eventualmente o preço da sardinha voltou ao normal, assim como o preço das tulipas em Amsterdam, e assim como o preço do metro quadrado nos EUA. Eventualmente o preço retorna ao seu verdadeiro valor. O bom investidor procura insesantemente esses desvios de Mercado, essas ineficiências, pois é ai que estão as oportunidades.
                          Outra questão muito importante é a disciplina. A discilpina em investimentos é essencial para que no longo prazo a estratégia funcione. A análise mais importante de uma carteira de investimento de valor não é sua performance mês-a-mês. E sim sua estratégia, e o que ela entrega de retorno no longo prazo. Assim como a regra dos grandes números serve na estatística, nos métodos de investimento o retorno de uma determinada estratégia – seja qual for – só vai apracer após passado um certo tempo que consiga capturar a eficiência da estratégia no longo prazo. Algumas perdas devem e irão acontecer ao longo do caminho: oras, você não é deus. Você erra uma vez ou outra. O importante é que ao fim de algum tempo a soma dos seus acertos seja maior que a soma dos seus erros.

            Entendi. O ambiente de trabalho é muito masculino? 
               R: É bem masculino sim, mas não vejo motivo para isso.


            Qual perfil que uma pessoa precisa ter para trabalhar como analista ou trader?
                R: O analista tem que ser muito curioso e detalhista. Precisa ter aquela vontade de entender tudo até o fim pois só assim ele consegue achar as ineficiência de Mercado tão lucrativas para o investidor.
                      O trader tem que ser rápido e conseguir executar as ordens de compra e venda sem pestanejar.


            Você vê mulheres trabalhando nessa função?
               R: Sim claro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário