quarta-feira, 22 de junho de 2011

Frente a Frente com Patricia Oliveira (Parte II)

Xuxuqueteeees,


            prontas para a segunda parte da entrevista com a Pati??? Espero que ela ajude vocês e tire mais dúvidas. Lá vai...




          Como você percebeu essa necessidade de mercado de cosméticos orgânicos e naturais?
            R: Analisando o mercado brasileiro de cosméticos e comparando-o com o de países mais desenvolvidos como França e Alemanha, percebi que o mercado de cosméticos orgânicos ainda é pouco explorado no Brasil. Mas isso não é suficiente para dizermos que abrir uma empresa de cosméticos orgânicos atualmente no Brasil é uma idéia genial. É preciso se perguntar o por quê disso e quais as dificuldades que as empresas brasileiras de cosméticos orgânicos enfrentam para aumentar o faturamento por meio da venda no mercado interno. Digamos que 80% da produção dessas empresas é voltada para o mercado externo e isso é devido a falta de conhecimento da população brasileira quanto aos benefícios dos cosméticos orgânicos.


            O que você considera importante para perceber que é a hora certa para abrir uma empresa?
            R: O momento certo para abrir uma empresa é quando você sabe exatamente onde ela vai ser localizada, como vai ser a estrutura, seus custos (fixos e variáveis), seus fornecedores e eu diria que o mais importante: como você irá vender seu produto/serviço?
                  No primeiro momento é natural que uma empresa recém aberta não tenha resultado positivo (lucro) e sim negativo (prejuízo), mas é preciso buscar o ponto de equilíbrio e fazer com que a empresa tenha receita suficiente para pagar todas as suas despesas.


           Mas o que é o ponto de equilíbrio?
              R: O ponto de equilíbrio é o volume necessário de vendas para cobrir todas as despesas, fixas e variáveis, incluindo-se o custo da mercadoria vendida (CMV) ou serviço prestado.


            Na sua opinião, qual o melhor roteiro para abrir uma empresa?
               R: Primeiro, estude o mercado no qual pretende abrir uma empresa. Não esqueça que ele é dinâmico e está em constante mudança. Uma idéia fantástica hoje pode ser uma obsoleta no futuro. Analise os concorrentes, os de sucesso e os fracassados. O que a empresa X fez que deu certo? E porque a empresa Y está estagnada ou perdendo participação de mercado? 
            Comece com uma estrutura enxuta, com baixos custos fixos. Com o tempo poderá descobrir que será necessário mais investimento e aumentar a estrutura. Não tenha pressa caso contrário poderá lançar um conceito de forma errada e abrir espaço para um concorrente o fazê-lo da maneira correta. Também, não espere demais. Boas idéias tornam-se obsoletas, o comportamento do consumidor muda, o mercado é dinâmico, as alíquotas dos tributos podem aumentar, enfim, é como se toda a sua análise e plano de negócios tivesse prazo de validade, e ele realmente tem. Alguns arriscam dizer que a partir do momento que um plano de negócios bem elaborado é finalizado ele já precisa ser atualizado novamente. 
            
        
            E aiii curtiram meninas?? Espero que sim!!! Para aquelas que ficaram tristes por não ter o quadro Na Ponta do Lápis nessa quarta, prometo fazer um incrível para a semana que vem!!!

            Bom feriado para todooss!!!! Uhull!!





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