segunda-feira, 6 de junho de 2011

A corrida do ouro


Xuxucas,

            No post anterior eu falei  que o momento é favorável para investir em ouro. Maaas, por que vale a pena investir em ouro???

            Listei os motivos:
  •  Reserva de valor durável, de fácil manejo e transporte.
  • Não sujeita as mesmas flutuações inflacionárias do papel-moeda (notas e moedas que temos na carteira. É, aquelas notas mesmo, a onçinha na nota de 50 e a garopa na de 100), e nem da volatilidade (variações) do mercado de ações. É uma opção boa de diversificar.
  • Disponibilidade em formas e pesos.
  • Ativo financeiro aceito internacionalmente, diferente do Real Brasileiro que temos que trocar por Dólar, Euro, ou pela moeda local, o ouro ele é aceito por si só em todos os lugares.
  • Liquidez garantida (Liquidez é a capacidade de transformar o ativo em dinheiro, quanto maior a facilidade dele ser vendido, mais líquido ele é. Por exemplo, vender dólares é algo líquido, porque sempre tem pessoas querendo comprar. Agora se você vender pesos cubanos, não vai ter muita gente afim de comprar e por isso, você demorará mais para vender, o que significa que essa moeda tem uma liquidez baixa).

  • A oferta do ouro (sua produção) é menor do que a demanda (a procura por aquele produto), dessa maneira o ouro tende a valorizar já que muitas pessoas querem e a produção é limitada.
  • O ouro possui custos de mineração elevados, é praticamente indestrutível, é compacto, maleável, divisível, e na pior das hipóteses, você ganha uma jóia nova.
  • Você não precisa ter um capital considerável para investir.
  • A cotação do ouro spot* valorizou cerca de 50% desde a crise de 2008, passando de USD800 por onça-troy (aproximadamente 31g) para USD900.



            *cotação spot -> é a cotação que rege o mercado spot, isto é, é a cotação das transações em que a entrega da mercadoria é imediata e o pagamento é feito a vista. Também chamado de mercado disponível, mercado pronto ou mercado físico. Pois é, se você achava que todas as transações eram assim, está enganada! Nos mercados futuros e a termo (depois explicarei), os pagamentos são efetuados em prazos que variam de 5 dias a 2 anos após a negociação.

            Animadas para um investimento dourado?

Nenhum comentário:

Postar um comentário