terça-feira, 21 de junho de 2011

Frente a Frente com Patricia Oliveira (Parte I)

Xuxuquetes,

            O Frente a Frente de hoje vem com cheirinho de produtos orgânicos e naturais. Convidei uma super amiga para contar um pouquinho (ou não, porque a entrevista teve que ser dividida em duas partes -hehehe-), da sua experiência com cosméticos sustentáveis e empreendedorismo, a Pati.



            Nome: Patricia Oliveira
            Idade: 23 anos
            Formação: Administração de Empresas na FGV EAESP
            O que faz: Acabou de lançar um site informativo sobre cosméticos naturais e orgânicos – www.sonbeauty.com.br 

            Pati, me explica, da onde veio a idéia de cosméticos naturais e orgânicos?
            R: Desde pequena sou apaixonada por cosméticos e sempre fui a dermatologista de 6 em 6 meses. Aos 12 anos eu já seguia religiosamente o famoso ritual de limpeza e hidratação, de manhã e a noite. Atualmente, essa disciplina é algo tão natural que me sinto mal quando não lavo o rosto, é como se não tivesse tomado banho e tinha certeza que iria ser dermatologista.Dessa forma, a idéia veio pelo conhecimento que tenho dos produtos para pele e a necessidade de produtos mais naturais.  Foi a partir daí que veio a idéia da SON BEAUTY.

            Entendi. E por que você fez Administração, então?
            R: Como você viu Vivi, até os 12 eu tinha certeza do que queria, só que aos 17 anos, tive que escolher qual curso iria fazer e me deparei na primeira grande decisão da minha dúvida: dermatologia ou administração. Optei por administração porque, apesar do gosto por dermatologia, penso que é necessário saber gerir qualquer negócio muito bem. Por exemplo, você pode ser uma excelente dermatologista mas não saber administrar sua clínica, fazendo com que o seu negócio seja inviável. Além disso, como administradora, eu poderia ter uma clínica de estética, um SPA, uma empresa de cosméticos, enfim, teria diversas opções de trabalhar com cosméticos e ainda ter mais conhecimento para tornar o negócio viável.


            Visto que você escolheu fazer uma faculdade pesada de administração, como você conciliou o aprofundamento no conhecimento técnico de cosméticos com a FGV?
            R: Durante a faculdade participei de vários cursos sobre cosméticos, para começar a entender o mercado em geral. Percebi que eu tinha uma facilidade enorme para pesquisar sobre o assunto e resolvi juntar o útil ao agradável. No último ano de faculdade, quando tive que fazer o famoso TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), optei por fazer um Business Plan (Plano de negócios). Na época, os professores me alertaram que o BP era bem mais complexo e completo do que apenas relatar o estágio e que poucos alunos o escolhiam, justamente porque deveriam dedicar o triplo do tempo para elaborá-lo.
Com características empreendedoras e sempre gostando de um bom desafio, também percebi que ao invés de “perder tempo” elaborando o TCC, iria poupar tempo se o fizesse em relação a algo que eu de realmente gostaria de saber se é viável e, se possível, investir no futuro.

            Você poderia explicar melhor o que é um Business Plan?
            R: Para quem não sabe o que é um Business Plan,  eu vou dar um exemplo prático para melhor compreensão: você tem uma idéia bacana, como ter uma sorveteria ou uma marca de roupas. Não basta apenas ter uma boa idéia, antes é necessário descobrir se ela é viável, ou seja, se você vai conseguir ganhar dinheiro e quanto vai ganhar e também em quanto tempo (prazo). A rentabilidade do negócio, relação risco x retorno e a sua comparação com outras oportunidades de negócio irão determinar se a sua idéia é atraente ou não. Logo, elaborar um Business Plan é fundamental para evitar perder dinheiro.



            Entendi. Mas você acha que realmente vale a pena dedicar esse tempo todo no Business Plan?
            R: Vivi, vale sim. Durante 1 ano elaborei um plano de negócios sobre uma loja que iria revender produtos cosméticos orgânicos das marcas brasileiras mais conhecidas. Elaborei 3 cenários: pessimista, conservador e otimista. Sabem o que aconteceu? Meu projeto era inviável para os 3 cenários! Levei um susto! E se não tivesse feito, com certeza iria ter prejuízo por falta de organização.

            Qual dica você daria para aquelas pessoas que querem abrir um negócio?
            R: Após formada comecei a trabalhar na empresa da minha família e percebi um ponto muito importante. É necessário ter experiência, muita experiência antes de abrir qualquer negócio ou mesmo elaborar um Business Plan. Se duas pessoas completamente diferentes, com experiências diferentes, elaborarem cada uma um Business Plan, eles certamente serão muito diferentes, tão diferentes que é capaz que um deles seja viável e o outro não.
             Sabe-se que o mercado é dinâmico, não existe fórmula certa para nenhum negócio e a sua rentabilidade depende da capacidade de cada um ao administrá-lo. Por isso, se você tem um sonho de abrir o seu próprio negócio, o mercado te dá oportunidade, você tem que saber aproveitá-la.


          Gostaram xuxucas??? Amanhã tem a continuação com mais dicas sobre abertura de novos negócios e explicação de termos importantes para isto, como o Ponto de Equilíbrio. 
            Se você acha que ponto de equilíbrio é uma nova terapia que mistura shiatsu, pilates, kung fu, chi, yin & yang e madonna`s style of life, você está enganada... melhor não perder o post de amanhã!!! 

Um comentário: