terça-feira, 19 de julho de 2011

Frente a Frente com Maria Clara Soares

Xuxucas,


            a entrevista de hoje é com uma amiga que conheço desde a época do colégio e que eu encontro nos lugares mais inusitados, num é verdade Cala?




                   Nome: Maria Clara Soares                    Idade: 23 anos
                   Formação: Administração de Empresas pela ESPM
                   O que faz?: Trabalha no Comercial do Corporate do Bradesco


                  O que é a área Corporate de um Banco?
                   R: Basicamente, a área Corporate de um banco é a interface entre grandes clientes (pessoas jurídicas) e o banco. Como o nome já diz, é a área de Corporações, da mesma forma que existe o banco para pessoa física, em que você paga suas contas, coloca o dinheiro na poupança, faz investimentos ou saca quando precisa, as empresas também fazem isso. 
                         Mas não se pode comparar um banco para pessoa física com um banco para grandes corporações, pois estas, por terem elevada receita, precisam de serviços específicos.


                  Existe alguma divisão dentro do Corporate? Afinal, existem vários tipos de empresas de fundo de investimentos a usinas de cana de açúcar.
                 R: Sim Vivi, dentro do Corporate os bancos podem estabelecer sub-divisões de acordo com critérios próprios para atenderem os diversos clientes da melhor forma.
                       Por exemplo, uma sub-divisão que normalmente estabelecem é aquela focada em atender apenas outras instituições financeiras basicamente compostas por outros bancos, corretoras, fundos e seguradoras.

                Como é trabalhar no front office de um Banco de Atacado?
                R: Qualquer pessoa que trabalhe na parte Comercial do Corporate (front-office) tem como função básica assessorar os clientes nas suas necessidades financeiras, desde no auxilio da gestão do capital, como na concessão de linhas de créditos para investimentos, buscando sempre atender o cliente da melhor forma possível que possa maximizar tanto o serviço entregue ao cliente quanto a receita gerada para o Banco. 


             Qual o perfil que uma pessoa tem que ter para trabalhar no Comercial do Corporate, Maria Clara?
               R: Na minha opinião, a pessoa tem que ter "jogo de cintura". Não adianta saber muito de finanças se não souber se comunicar e lidar com imprevistos. Da mesma forma, que não basta apenas relacionamento sem ter conteúdo. Eu diria que é uma função híbrida, pois saber se comunicar é fundamental visto o elevado número de ligações diárias, desde os clientes até as diversas áreas internas do banco.
                 Outro ponto importante é ter senso de prioridade. Todos os assuntos que chegam nas minhas mãos são importantes e tem uma certa urgência. Mas é imprescindível separar o que é urgente do que é importante e saber administrar o seu tempo.
              Como você concilia a vida pessoal com a profissional?
         R: É uma tarefa difícil. Como estou no começo da minha vida profissional, abdiquei de algumas coisas que antes faziam parte da minha rotina como fazer algum tipo de esporte. O motivo para isso é que me dedico integralmente para o Banco e quando chego em casa estou exausta! Só tenho tempo de bateria para assistir a novela e jantar. Claro que de vez em quando saio com os amigos para um Happy Hour ou para um Girls Night Out, toda quinta feira, com o intuito de colocar o papo em dia.
            Mas confesso que acabo equilibrando a minha vida nos finais de semana, pois posso encontrar meus amigos com calma e sem preocupações com meu horário.
          Uma dica que eu dou é que sempre dá para dar um "jeitinho", como por exemplo, costumo fazer a minha unha na hora do almoço e quando estou com um dia mais tranqüilo dou uma passadinha no shopping para algumas comprinhas.

              E aí? Gostaram meninas??


Nenhum comentário:

Postar um comentário