quinta-feira, 21 de julho de 2011

Atenção Viajantes, O IOF subiu de novo!!!

Xuxucas,


            Levando em consideração que julho é o mês de férias escolares e que a maioria das pessoas tira uma “pausa” no meio do ano para respirar, resolvi alertá-las sobre um babado que talvez não tenha chegado até vocês!

            Queridas, vocês sabiam que a Dona Dilma Rousseff assinou o decreto, em março desse ano, que aumenta novamente o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) de 2,38% para 6,38%

            Esse aumento é de 268%!! Vivi, eu posso até ter ouvido falar, mas o q isso tem a ver comigo? Amore mio, você ama viajar, não ama? E quando a lindinha viaja paga com que? Dinheiro e cartão de crédito, certo?


            Então, a nova alíquota do IOF de 6,38% vale apenas para as compras com cartão de crédito feitas no exterior ou pagamentos online para empresas estrangeiras.

            Pois é meninas, o leão está solto, na tentativa de restringir o consumo em viagens internacionais e também de reduzir a compra de produtos importados pela Internet.

            Porém, é importantíssimo evidenciar que mesmo com esse aumento, os produtos saem bem mais baratos lá fora que no Brasil.

            Isso tudo porque os Senhores Cifrões na Cueca resolveram que precisam reforçar os cofres da Receita Federal e cobrir parte da perda de arrecadação que o governo teria este ano com a correção da tabela do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPJ) em 4,5%, em vigor desde abril.


            Visto que para eles, o leãozinho perderá cerca de R$1,6 bilhão por causa do aumento do limite de isenção para pagamento de IR na folha.

            Além disso, essa medida foi realizada como uma forma de conter o crédito, e segurar o consumo dos brasileiros, fatores que pressionam o aumento da inflação.

            Outro ponto que o governo justifica o aumento dessa taxa é que dessa forma os empresários que estavam preocupados com as compras de importados que estariam afetando os produtos locais, também são atendidos.

            O que ilustra isso é a quantidade de dinheiro que os turistas deixaram no Brasil e que nós deixamos no exterior, como mostra a figura abaixo:


           Outro dado importante é que grande parte dos pagamentos são feitos via cartão de crédito, principalmente fora do pais, como mostra o quadro abaixo referente a 2010:


           Por isso queridas, não se esqueçam de contabilizar esse imposto para não ter susto no cartão, como mostra a diferença entre o valor atual do IOF (6,38%) e o anterior (2,38%):

           Gostaram lindinhas???

Um comentário: