sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Por que eu gasto tanto?

Xuxucas,


            se a lindinha se pergunta por que gasta tanto, esse post é pra você! Compramos, compramos, compramos e quando chega a fatura.. BOMBA! Nos assustamos. Não lembramos porque compramos tantas coisinhas pequenas que resultam em um montão. É isso é um caso grave, pois o dinheiro vai saindo e você não ver nada "grande", isto é, de valor alto, que expresse o valor da sua fatura.


            Tendo em vista isso e que o Natal está chegando, e é Natal né gente, todo mundo entra no clima e acaba comprando presentes para os amigos, para você, para o namorado, para você, para família, para você e quem mais ganha presentes "perde"
dinheiro com isso é você!


            Por isso, vamos desvendar alguns dos motivos que levam a fofinha a ser compulsiva por compras:






            1. Para se sentir melhor consigo mesma
Apesar dos programas de mudança no visual promoverem a idéia de que uma nova roupa fará você se sentir melhor ou que fazer compras elevam a sua auto-estima, cuidado isso tudo pode ser uma ladeira escorregadia sem fim.

Um estudo publicado no ano passado no Journal of Psychological and Personality Science mostrou que as compras de itens de luxo,principalmente os itens que promovem status, na maioria dos casos são feitas a crédito (parceladas) do que a vista em dinheiro.

Assim, nada de misturar auto-estima com cartão de crédito que não vai dar liga!

Moral da história: não há nada de errado com a compra de algo novo de vez em quando, mas se você vai ao shopping para acertar as contas com a sua auto-estima, pode ter certeza que você encontrará a dívida no lugar de uma boa auto-estima.

Queridinhas, até agora não inventaram formas de financiamento de auto-estima!


2. Falta de um plano financeiro

A maioria das pessoas não tem um plano financeiro e o resultado disso, infelizmente, é ver o seu saldo bancário diminuir. E com menos dinheiro você se afasta dos seus sonhos.

É por isso que é importante considerar o que você quer da vida e como esse plano pode ajudar a lindinha a chegar lá. Agindo assim talvez você consiga se aposentar antecipadamente ou dar uma educação melhor para os seus filhos.

Se você não tem filhos nem pensa em se aposentar, talvez você possa comprar mais produtos de luxo se souber como investir o seu dinheiro.

Moral da história: Seja o que for que você quer alcançar – manter seus olhos sobre essa meta é definir alguns passos claros para chegar lá.

Normalmente, isso significa pagar primeiro as dívidas, formar uma poupança, investir e depois resgatar esse dinheiro e gastá-lo.


3. Dinheiro demais
O antigo conselho para as pessoas que estão de dieta consiste em manter os armários vazios de doces e fast food porque se você tiver esses alimentos em casa, eles estarão disponíveis e provavelmente eles irão despaarecer em um curto espaço de tempo.

O dinheiro causa uma tentação similar, quanto mais difícil for você ter o dinheiro livre, é menos provável que você estoure o orçamento. Em outras palavras, já dizia aquela música “dinheiro na mão é vendaval”.

A melhor forma para se organizar é, assim que receber o salário, separe uma parcela para pagar dívidas/contas, outra para poupar, outra para gastar e outra para investir.

Moral da história: ter muito dinheiro claro que não é ruim. Mas se for de fácil acesso para as compras e sem nenhuma estrutura pode ser ruim.

Por isso separe parcelas para investir, gastar e poupar. Acompanhe os seus gastos e investimentos e não se esqueça que ao invés de “jogar o dinheiro no lixo” comprando e comprando desordenadamente, você estará fazendo que o dinheiro trabalhe para você e que ele se multiplique.
      4. Demasiado crédito
Ter muito dinheiro na sua conta bancária não necessariamente é um sinal positivo. Com uma conta bancária alta vem também um crédito que o banco te dá alto que pode levá-la para o fracasso.

Com muito dinheiro, vem muito crédito, e se a lindinha começa a gastar esse crédito, pode ser que o dinheiro inicial não cubra esses gastos e ai começa a bola de neve da dívida. E ai no lugar de créditos entram as dívidas.

É triste pois é preciso saber o nível perfeito de crédito que você pode adquirir sem
se afundar depois.

Moral da história: Se a tentação do crédito é muito grande para você, defina um limite do quanto pode pegar em uma linha de crédito. Não abuse e não se iluda. Esse dinheiro não é seu, não se esqueça disso.

Entenderam meninas?


Nenhum comentário:

Postar um comentário