sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Como organizar suas contas até o final do ano?

Xuxucas,


            final do ano chega e as promessas para 2012 se iniciam: ser mais educado, fazer exercício, passear mais com seu cachorro, estudar mais, pagar as dívidas, economizar, etc. Não é de hoje que o bolso é o orgão que mais dói no corpo. Por isso, ao invés deixar para 2012, por que não começar agora a organizar sua vida financeira?


             Pensando nisso, resolvi listar algumas dicas para como tornar a sua vida financeira mais fácil.
  •   Espalhe para a Família
            Junte todo mundo e juntos, avaliem os gastos. É fundamental que a família participe dos seus planos. Dessa forma, o comprometimento de todos é maior. E claro, a união faz a força!


  •   Começe a planejar as suas finanças
            O primeiro passo é identificar as depesas e receitas, fazendo uma lista. Para facilitar, procure uma planilha conhecida como Fluxo de Caixa Mensal. (Daqui a pouco, disponibilizarei na barra lateral do blog, mas quem quiser, pode me mandar email que eu envio).
            Sem isso, fica difícil verificar onde dá para economizar. Além disso, depois de ver o montante economizado, pode-se então separar uma parcela para investir. Outro ponto importante da planilha é que ela ajuda a xuxuca a ter controle e monitorar as suas finanças.






  •   Fuja das armadilhas comerciais
            Não caia nos modismos nem nas propagandas. Seja forte e tenha em mente o seu objetivo maior. É uma fase, quando estiver organizada, poderá cair em tentações moderadamente, sem ficar no vermelho.
            Seja calma e racional. Não queira decidir se vai comprar ou não em alguns minutos. Isso é bom para a loja, não para você! Reflita, pense, e verifique se é realmente necessário ou se você pode abrir mão daquele item.


  •   Produtos Caros: estipule sua cota para esses mimos
            Saiba exatamente quanto a lindinha pode gastar com esses pequenos luxos. Afinal, você merece! Por isso, estabeleça o seu Fashion Week por mês e vá as compras!!!


  •   Crédito Consciente
            Cuidado com os monstrinhos: cheque espacial, cartão de crédito e crédito pessoal. Eles são como fermento e crescem a sua dívida. Além disso, eles possuem taxas de juros gigantescas no curto prazo. Uma dica para se livrar das dívidas e do crédito que a queridinha contraiu, é reservar de 15% a 30% da sua renda para pagá-lo. Mais que isso, não é aconselhável.




  •   Economia doméstia: invista
             Colocar TV a cabo em todas as televisões da casa, pode ser uma despesa que não "pague" o uso. Você nem vê tanta TV na cozinha, para que ter TV a cabo lá, por exemplo?
              Esse item serve para que a lindinha reflita sobre os serviços contratados e verificar se eles são realmente necessários para a família. Como a TV a cabo citada acima, telefone fixo, celulares, internet.
              O que se tem que fazer aqui é avaliar se todos estão usando bem esses serviços e também se não existem opções que atendam melhor as suas necessidades, assim você consegue enxugar as suas finanças. O bom de tudo isso, é que como as empresas de telefonia tem uma concorrência forte, vira e mexe sai uma promoção melhor. Não seja boba, troque o seu plano assim que perceber que o novo é melhor.


  •   Financiar e Contrair dívidas, vale a pena?
             É a cara do Brasil: comprar parcelado e no maior número de parcelas possíveis. Se juntarmos a isso, a expansão das linhas de crédito para as pessoas físicas, o resultado é extremamente perigoso: elevado nível de endividamento.
             Cuidado queridas! O raciocínio de se comprar alguma coisa pela capacidade de pagar a parcela inerente a compra e desprezar os juros, prazos e preço da riqueza adquirida leva diversas famílias a ficarem descontroladas financeiramente.
             Não caia na ilusão do crédito. Prefira comprar a vista, com o seu dinheiro, não com o do banco.


  •   Não basta poupar, INVISTA
            A lindinha quer construir um patrimônio, não quer? Então, para isso é crucial que você economize parte da sua renda. Aliás, não só isso. Tão importante quanto economizar é investir o seu dinheiro. Caso contrário, o esforço de economia não ajudará muito.
            A primeira razão para investir é para conservar o valor do seu dinheiro, pois a inflação não sossega. Já o segundo motivo, é que os investimentos bem sucedidos, acrescentam mais dinheiro as suas economias. Ao economizar e investir, o seu esforço por economizar poderá ser reduzido, uma vez que as taxas de juros e ganho de capital ao longo do tempo fazem o restante do trabalho.




  •   Tenha uma estratégia financeira
            Disciplina, organização, foco e força de vontade são fundamentais para que a lindinha alcançe uma ótima saúde financeira, pois a falta de prioridade, interesse e objetividade são grandes desafios que devem ser vencidos por quem quiser alçancar com sucesso as suas metas. Tenha uma estratégia, juntar x por mês, investir y em renda fixa e z em renda variável, isso é importante para se ter bons resultados.        


             Espero que esses pontos tenham ajudado vocês! Mas é sempre bom lembrar que as dificuldades financeiras são escolhas pessoais. Mas Vivi eu não escolhi não ter dinheiro. A questão não é quanto você tem, mas como você usa, como você administra esse dinheiro. Em outras palavras, a lindinha escolheu ter alguma coisa ao invés de economizar ou poupar, por exemplo.


             Acredito que com essas dicas, fica mais fácil de começar 2012 já com as finanças diferentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário