quarta-feira, 2 de novembro de 2011

O que são ações?


Xuxucas,

            vocês sabem o que são ações? Sem fazer careta nem enrrugar a testa, pois isso poderá lhe causar linhas de expressão precoces... brincadeira.
            É muito fácil falar que você entende de economia e sabe um pouco sobre investimentos, mas alguns conceitos básicos são extremamente necessários aprendê-los.. se eu te perguntasse agora, como você me explicaria o que são ações?
            Xuxuca, se você ficou enrolada ou não soube bem como falar, não tem problema, presta atenção no post de hoje para não pagar mico na conversa com o seu sogro...
            Ações são a representação de parte da propriedade de uma empresa ou negócio. Também conhecida como stocks, shares ou equity. 
            Que legal, não entendi nada Vivi. Sem problemas, vou tentar explicar melhor...

            Quando uma empresa privada é formada, os proprietários são listados e a totalidade de ações da empresa também.
            O número de ações que o proprietário detém nessa fase, é proporcional  ao dinheiro que ele colocou na empresa. Quem colocar mais dinheiro tem uma participação maior.
             Por exemplo, a Prada. É ela mesmo, a Prada, a marca das suas roupas, bolsas, sapatos.
             Ela fez o seu IPO (Initial Public Offering) ou OPA (Oferta Pública de aquisição de Ações) na Bolsa de Valores de Hong Kong em 24 de junho de 2011.


 
              Traduzindo, o IPO ou OPA é quando a empresa faz a sua primeira oferta de ações da empresa, isto é, quando ela “abre o capital” na Bolsa de Valores. Toda vez que uma empresa inicia na Bolsa, acontece um IPO. Ela abre capital porque ela deixou de ser privada e abriu o capital, abriu o capital que antes era fechado a aqueles sócios, agora é aberto a qualquer pessoa colocar capital (dinheiro).


              Voltando a Prada, eles decidiram entra na Bolsa quase 100 anos depois daquela empresinha privada familiar que era bem mais humilde e que vendia artigos de couro em Milão. Isso significa que até 2011, a empresa só era da família gerida por Mario Prada e ninguém mais poderia ser sócio da empresa.
              Já depois de junho desse ano, a Prada se tornou pública, atenção! não confunda empresa pública com empresa estatal ou entidade pública. nesse caso, a palavra pública se refere a sociedade anônima, que agora sendo S.A tem que divulgar uma série de informações e seus resultados financeiros se tornaram públicos. Além disso, também pode ser interpretada como é uma empresa que tem suas ações diponíveis para o público comprar, daí o nome pública.

             Dessa forma, a Prada se tornou pública com ações listadas em Bolsa de Valores em junho de 2011, o que permite que qualquer pessoa possa ser proprietária parcial da empresa, através da compra das ações da Prada.

              Dessa forma, a xuxuca quer ser sócia de alguma empresa? Basta escolher a empresa e comprar ações dela.

              Mas vale ressaltar que para você ter “voz” dentro da empresa e participar das reuniões com a família Prada, é preciso que você tenha uma das maiores participações da empresa, isto é fazer partes dos acionistas majoritários. Ter 1 ação da empresa não vai mudar muita coisa.
              A soma de todas as transações entre compradores e vendedores de ações de empresas públicas é o que chamamos de mercado de ações.
             Sendo assim, um acionista é o proprietário de ações de uma empresa ou em outras palavras, é sócio da companhia.
             Em outras palavras: as ações constituem a menor parcela (fração) do capital social de uma sociedade anônima, isto é de uma empresa pública. São valores caracteristicamente negociáveis e distribuídos aos subscritores (acionistas) de acordo com a participação monetária efetiva.
             Entenderam meninas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário