sexta-feira, 4 de novembro de 2011

O Engodo das Copas

Xuxucas,


           outro dia foi a divulgação de em quais estádios iriam ser a abertura e a final tanto da Copa das Confederações quando da Copa do Mundo da FIFA e eu fiquei pensando, até quando os brasileiros vão ser iludidos pelo do futebol? 
            Os preparativos para a Copa do Mundo da FIFA são de R$50.000.000.000,00. Se a xuxuca se perdeu nos zeros, são 50 bilhões de reais. Ainda mais no Brasil que conhecemos, quanto deste dinheiro será desviado? 10%, 20%, ou 50%?
            Mas o que mais me incomoda é a prioridade dos nossos governantes a estes projetos. Tudo bem, a Copa é legal, é. Não vou negar, mas o que é mais legal, organizar um país ou gastar por futebol? 
            Enquanto as crianças do primeiro mundo podem escolher a profissão que quiserem, no Brasil, elas continuaram tendo o futebol como alternativa para mudar de vida.Ou você nasce bom de bola, ou abaixa a bola e se conforma, pois a sua vida não mudará.
             Se a xuxuca está me perguntando porque eu tenho tamanha convicção da roubalheira no futebol, eu lhes digo o seguinte: ninguém queria reformar o Estádio do São Paulo, o Morumbi, mas para fazer um estado “do zero” para o Corinthias e com um orçamento muito maior, eles fazem.
            Alguém me explica isso? (Se a xuxuca é Corinthiana roxa, troque o time do SP por A e coloque no lugar do Corinthias B)
             Nessa linha, com um sistema de saúde caótico, com a educação aprovando analfabetos, com presídios subumanos, uma violência alarmante, falta de infraestrutura, transporte. Com fronteiras vulneráveis a entrada de drogas, armas e criminosos.

             O que eu venho refletir aqui é o seguinte: o que é mais importante para vocês? Ou esses projetos tem um objetivo que eu não consiga acreditar e ofuscar a verdadeira realidade do Brasil dando felicidade efêmera ao seu povo?


             Não seria muito mais útil e duradouro pegar esse dinheiro todo e investir em educação de qualidade? Ou quem sabe dar um leito para as dezenas de milhares de enfermos que estão passando dor nos corredores dos hospitais públicos brasileiros? Só para começar, educação e saúde daria muito mais retorno do que investir na Copa.
            Fico triste com situações como essa. Mas sou apenas uma na multidão. E mais uma vez quero esclarecer que não sou contra essas COPAS serem no Brasil, sou contra o CAIXA 2 e a robalheira explícita que só não vê quem não quer. O que vocês acham xuxucas?

            PS: Fora Ricardo Teixeira e João Havelange! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário