terça-feira, 18 de outubro de 2011

Relação Liquidez, Risco e Retorno


Xuxucas,

            É importante ressaltar que esses TRÊS conceitos constituem um tripé, e que andam em caminhos diferentes... como assim?


            O que eu quero dizer é que não existe um cenário lindo, onde temos pouco risco, alta rentabilidade e liquidez altíssimas.
            Por que não?
            Por que não tem como ter retorno sem ter risco.
            Mas, antes de explicar risco eretorno, o primeiro ponto importante é que quanto MAIOR A LIQUIDEZ, MENOR O RETORNO. O efeito nesse caso é o gangorra ou inversamente proporcional. Quando um sobe, o outro desce.




            Dessa forma, só existem dois casos, quando a LIQUIDEZ está ALTA e o RETORNO está BAIXO, como é o caso de dinheiro-vivo ou poupança, como mostra a gangorra abaixo:



 
            Ou quando a LIQUIDEZ está BAIXA e o RETORNO está ALTO basta  olhar a gangorra abaixo para entender. 



 
            Pq isso Vivi? Meninas, é fácil, alguns produtos financeiros não são muito líquidos, e por isso a maioria das pessoas não gostariam de comprar porque tem custos de compra/venda (chamados custos de transação) altos ou porque existem produtos com uma liquidez melhor e o mesmo retorno.
            Deu para entender? Por isso, para que a investidora se sinta atraída por esse tipo de investimento menos líquido, eles dão "um plus", "um brinde", financeiramente falando um retorno extra além do retorno esperado para que se torne atrativo para você.




            Já o segundo ponto, é que a relação RISCO-RETORNO funciona como uma bexiga que você vai enchendo de ar. Quanto mais ar você coloca, MAIOR O RISCO que você corre dela estourar, mas MAIOR também é o RETORNO da bexiga ficar grande e bonita.

            Por outro lado, se você NÃO QUIS CORRER RISCO dela estourar, você "enche" pouco e tem um RETORNO BAIXO de uma bexiga média e sem muita graça. 

            Assim como na bexiga, no mercado não há mágica, se um determinado investimento oferece retorno acima da média, ele com certeza será mais arriscado.



           Sendo assim, quanto maior o risco, maior a probabilidade de retorno, porque como o nome já diz, é arriscado, e se é risco é tanto para o lado positivo quanto para o negativo.


           Se você pode ganhar 100.000 você também pode perder 100.000. Por isso, todas as vezes que falarem em risco para você nunca se esqueça disso.

          Por fim, quanto maior o risco, maior a probabilidade de retorno e menor a liquidez.
          Quanto menor o risco, menor a probabilidade de retorno e maior a liquidez.

           É um assunto complicado que eu poderia falar algumas horas, mas resumindo e passando por alguns pressupostos financeiros, são essas duas regras que as lindinhas tem que ter em mente:

        
  
            Se oferecem algum investimento para vocês que não tem risco e você tem uma rentabilidade altíssima, pode fugir ou gritar porque ou eles querem roubar o seu dinheiro ou eles estão mentindo.

            E aí meninas, entenderam e gostaram??

Nenhum comentário:

Postar um comentário