quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Frente a Frente com Norma Sit II

Xuxucas,




            vamos para continuação da entrevista com a Norma Sit?


             ÉPOCA – Por que os homens são maioria entre os investidores de ações? 
           Norma – Há algumas razões para isso: 1) as mulheres precisam planejar suas finanças e poupar o suficiente antes de investir; 2) elas são mais tímidas para investir: pesquisadores concluíram que os homens ficam mais animados com as perspectivas de ganhar e perder do que as mulheres. 
             Eles geralmente atingem picos de ganho na alta porque são mais ousados – e isso não é exatamente sábio; 3) elas são cuidadosas demais. Pensam que têm de saber todos os detalhes – mas, às vezes, isso não é possível.


            
            ÉPOCA – Qual é o papel do parceiro na vida financeira das mulheres?  
            Norma – Se tivermos um bom parceiro, podemos trabalhar juntos. E isso não significa deixar as coisas na mão dele para que faça o trabalho enquanto olhamos. Significa que a mulher sabe exatamente qual é sua situação financeira e tem acesso a meios para se manter.


            ÉPOCA – Quais são suas recomendações para quem vai se casar e quer evitar problemas financeiros? 
            Norma – Mantenha uma conta separada – com pelo menos parte de seu dinheiro – para ter independência. Fale sobre dinheiro com seu futuro marido. 
               Se não puder falar sobre dinheiro, algo não está certo no relacionamento. Estude os hábitos financeiros dele. 
               Se é um perdulário, você não conseguirá mudá-lo. Se é um apostador, também não. 
               Lembre-se de que você está se casando com as finanças dele também. Decida se quer os problemas e os maus hábitos dele.




            ÉPOCA – Como o fato de ser mãe altera a vida financeira de uma mulher? 
            Norma – Tendemos a colocar as crianças acima de nós mesmas, o que não está errado. Mas, se fizermos isso a despeito de nosso bem-estar futuro, não estaremos ajudando nossos filhos.
               Temos de nos lembrar que pode haver um período em que podemos nos tornar as únicas responsáveis por nós mesmas e por nossas crianças. A independência financeira é ainda mais crucial para nós, que temos filhos. 
               Ter filhos dificulta atingirmos nossas metas financeiras. Não porque eles se colocam no meio do caminho, mas porque nós sacrificamos de bom grado as promoções só para poder cuidar deles. 
               Sugiro que as mulheres discutam com seus maridos para garantir que não acabem na pior só porque sacrificaram sua carreira pelos filhos.


            ÉPOCA – Seu livro tem um capítulo que ensina amantes a cuidar das finanças... 
            Norma – Quando digo “amante”, não estou falando de mulheres que vivem à custa de homens casados. Estou falando de mulheres que se apaixonam por homens casados, e vice-versa. E, sim, as pessoas se apaixonam.
              Uma mulher que é amante de alguém também deve cuidar de suas finanças e não acreditar que seu parceiro vá cuidar disso. Porque, geralmente, esses relacionamentos acabam, e a mulher pode ficar sem nada.

             Gostaram meninas?? Eu adorei essa entrevista da Época. A Norma Sit é top!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário