quinta-feira, 4 de agosto de 2011

O que é liquidez ?

Xuxucas,


            hoje explicarei um, dos três conceitos básicos e fundamentais para a compreensão dos produtos financeiros, a liquidez.

            Vale lembrar que assim como temos produtos de maquiagem, produtos para o cabelo, produtos para casa, também temos produtos para o nosso dinheirinho. Da mesma forma que aprendemos alguns termos para ler a bula de um remédio, temos que incrementar o nosso vocabulário com o jargão financeiro.

            Dessa forma os grandes “astros” do das finanças: liquidez, risco e rentabilidade. Eles formam o famoso tripé dos investimentos.

            Como disse antes, hoje o Oscar vai para liquidez. O que é isso Vivi? Meninas, não é nenhum estado físico, é a velocidade com que determinado ativo é transformado em dinheiro.

            Falei grego? Em outras palavras, liquidez é a capacidade que um ativo tem de se converter em dinheiro. Deu na mesma? Não se preocupe.. Vou dar um exemplo prático:
            A xuxuca quer se desfazer tanto do Iphone novo que ganhou do tio quanto do celular StarTac (Motorola) que tem desde os anos 90.


            No caso do Iphone ela nem precisa colocar no Mercado Livre, basta informar os familiares e amigos mais próximos, que já aparece alguém interessado. E ela consegue vender em menos de 1 semana. Isto é, em questão de dias você consegue transformá-lo em dinheiro (ver o dindin na sua mão, monetizar o valor do Iphone). 

            Já o StarTac, ela mesmo informando, a família, os amigos íntimos, os não tão íntimos, anunciando no Ebay, estampando no jornal, falando com o moço do ferro velho ou da lojinha de conserto de eletrônicos perto de casa, ela terá dificuldade em vender esse aparelho.

            O mesmo acontece com produtos financeiros, só que com uma diferença, o dinheiro não fica velho ou ultrapassado como os celulares que mencionei acima.


           Assim, na mesma linha que o Iphone tem um mercado de consumidores maior que o StarTac, a Poupança é mais líquida que as LTN (Letras do Tesouro Nacional), pois não tem nenhuma limitação para retirada do seu dinheiro.

           Um investimento mais sofisticado, muitas vezes exige alguns dias para que a Diva retire o dinheiro do investimento e veja as verdinhas na sua conta, isto é, uma liquidez menor. 

           Então significa que a poupança é melhor? Depende... depende da finalidade para qual você está investindo esse dinheiro. Se você precisa dele para uma emergência, é melhor deixá-lo na poupança mesmo, pois tem liquidez diária. 

           Imagine você dançando na balada de salto e sem querer pisa errado, PUFT, quebrou o pé. E agora? Com que dinheiro vai pagar (Finge que você não tem seguro saúde)? Com o da poupança, porque ele está lá, é só você sacá-lo.

          Já o caso das LTN eles são menos líquidos porque estes tem uma data de vencimento do investimento e caso você precise do dinheiro antes do prazo, tem que achar alguém que queira comprar o que demora um tempo.

         Além disso não funciona no fim de semana como os caixas eletrônicos e no caso do pé quebrado, você ficaria com ele doendo até conseguir dinheiro para se cuidar. Brincadeira, você deixaria a conta para pagar no hospital e quando conseguisse vender, voltaria e pagaria.


           Para facilitar, ordenei acima as formas de investimento mais comuns por hierarquia de liquidez onde o número 1 é o mais líquido e o 2 o menos.
  
           É meninas, o dourado é o novo preto e o Ouro aparece em uma posição privilegiada. Lembram do post sobre investimento em Ouro? Nessa loucura dos Estados Unidos darem ou não calote, e da confusão sobre o que é pior, esse plano estranho ou o calote, as bolsas caem horrores no mundo inteiro e não só o blog aconselhou como também o JP Morgan reiterou investir em Ouro.  

           Entenderam meninas? Agora é aguardar para entender o que é rentabilidade e risco e começar a analisar os produtos financeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário