quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Perfume de mulher na Bolsa

Xuxucas,


            eu sei que hoje é dia de Na Ponta do Lápis, mas vou adiá-lo para amanhã, pois achei essa matéria do Valor muito interessante e que tem tudo a ver com o blog.

      
Fonte: Valor


            "As irmãs Lucimara Aparecida e Jussara Rodrigues na bolsa:participação em curso da BM&FBovespa para aprender a organizar as finanças pessoais e investir em ações sem se assustar com os solavancos freqüentes do mercado
             A alta volatilidade e os vários solavancos do mercado de ações levaram muitas pessoas físicas a sair da bolsa. Os números mostram que há menos pessoas físicas no pregão hoje do que havia no fim do ano passado. Mas, entre os investidores individuais, existe um grupo que vem resistindo bravamente ao cenário conturbado: as mulheres.
             Desde 2009 até 31 de agosto deste ano, o número de investidoras cresceu 18,25%, praticamente o dobro dos 8,87% dos homens no mesmo período. O porcentual também está bem acima das pessoas físicas em geral, cujo crescimento foi de 11% no período. Separando por faixa etária, a maior fatia de mulheres está no grupo entre 26 e 35 anos. Enquanto o número de investidoras cresceu cerca de 13% de 2009 para cá, o de homens caiu 1%.
             Como a base de mulheres é mais baixa que a dos homens, os crescimentos porcentuais acabam sendo maiores. De qualquer forma, o aumento de participação do público feminino no pregão merece destaque, até porque, em agosto, já eram 148 mil investidoras, um número bastante relevante, especialmente considerando que há alguns anos elas sequer conheciam o mundo de ações. São 447 mil homens, dos 595.850 investidores.
             A professora Lucimara Aparecida Rodrigues de Oliveira faz parte desse grupo de mulheres que descobriram a renda variável nos últimos anos. Lucimara sentiu na pele, ou melhor, no bolso, as consequências da crise financeira internacional de 2008. Depois de tanto ouvir sobre os ganhos que sepode ter em bolsa, no início daquele ano, que ficou marcado como o pior desde a grande depressão de 1930, ela resolveu aplicar nas ações da Petrobras.
             O que Lucimara não esperava é que seu dinheiro minguaria praticamente à metade, principalmente depois de 15 de setembro, quando houve a quebra do banco americano Lehman Brothers e instalou-se de vez o caos em todos os mercados...
            ...É de olho nessas novas investidoras que, inclusive, são bem mais disciplinadas e menos impulsivas, que a Bovespa vem realizando, dentro do seu grande projeto de popularização, uma série de cursos e palestras voltada especificamente para o público feminino. O objetivo é ensiná-las primeiro a poupar e depois escolher a aplicação que mais se encaixa ao perfil de cada uma delas, lembra o consultor e professor da BM&FBovespa, Carlos AlbertoBarboza da Silva.
            "A maioria precisa aprender antes de mais nada que poupar é vencer uma guerra, abrindo mão do consumo de hoje para ter algo a mais amanhã", diz Silva..
             Fonte: Valor
            Gostaram meninas? Isso é para vocês continuarem pensando em ações, mesmo o IBOV na UTI e as economias mundiais em turbulência.





Nenhum comentário:

Postar um comentário