segunda-feira, 23 de maio de 2011

Por que os bancos pagam juros???



Olááá xuxus!!


            Vocês sabem por que os bancos nos pagam juros pelo dinheiro que colocamos lá?  Em outras palavras é como se o banco lhe pagasse por deixar o dinheiro ali. Mas porque ele paga? Ele paga porque ele tem o poder mágico de multiplicar dinheiro. (Quisera eu ter esse poder!). Quando você faz isso, você ocupa o papel de poupadora, emprestadora ou superavitária, como se diz no jargão financeiro.

Como o banco é espertinho, ele sabe disso e aproveita para deixar em seus cofres apenas uma pequena parte de tudo aquilo que recebe por garantia e obrigação do governo (Banco Central). Essa porcentagem que eles tem que reter é chamada de depósito compulsório para prevenir que o banco quebre, isto é, para que seja um banco sólido* e líquido**.

            Maaaas, não seja ingênua e ache o banco deixa o seu dinheiro paradinho ali, não, não, não. O banco pega as verdinhas que você colocou lá e empresta para aquela sua amiga que é a rainha da dívida. Essas pessoas tipo a sua amiga, elas são tomadoras de empréstimos, investidoras ou deficitárias.

            Só que o Banco não é bobo nem nada e cobrará juros a ela pelo dinheiro emprestado. Esse juros é sempre maior do que o juros do rendimento, por exemplo 20% ao ano. Isso resulta em uma conta mágica de quanto o banco ganha nessa troca entre os superavitários e os deficitários

            Essa diferença é o spread bancário. A conta é simples, basta subtrair o quando ele cobra para os que querem pegar emprestado e o quanto ele “paga” para os poupadores. No nosso exemplo seria 20% - 12%= 8% . Cabe ressaltar que o nosso querido país tropical tem um dos maiores spreads bancários do mundo, é aproximadamente 10 vezes maior do que o dos países ricos. Quanto maior o spread maior o lucro que o banco aufere. É infelizmente o dinheiro que poderia estar movimentando a economia do nosso país émergent é engolido pelos bancos.




            Cabe evidenciar que as transações de emprestar e pegar emprestado são mais complexas e os bancos tem dinheiro em segurança para honrar todas as suas obrigações. Além disso, ele sabe o grau de risco que cada empréstimo tem, o histórico da pessoa, tem políticas de monitoramento, entre outras atividades que contribuem para que a intermediação seja eficiente.

            Hum.. mas se você está se perguntando qual é a vantagem de pegar dinheiro emprestado de um banco e não da sua amiga? Porque o banco é uma forma segura, confiável, com alto índice de liquidez e solidez. Outros pontos básicos é que o seu banco não é vaidoso, não sofre de tensão pré-menstrual nem de compulsão por compras.


(*Sólido e **líquido Vivi? Para mim isso são fases de física quando a água liquida fica no congelador e vira gelo, que é sólido... você não estava falando de finanças?

Siiim, ainda estou!! Um banco que tem liquidez, é um banco que consegue converter um investimento em dinheiro facilmente, é a facilidade de converter em dinheiro um ativo financeiro. Vale evidenciar que existem tipos e tipos de investimentos financeiros e cada um tem um grau de liquidez. Já solidez se refere as obrigações que o banco tem que pagar e a sua carteira de ativos, o que caso tenha uma boa carteira de ativos, isso garante segurança e também um risco pequeno de falência)

Entenderam meninas???


Um comentário: