terça-feira, 17 de maio de 2011

A arte de poupar

Xuxucas,
  Agora que vocês já conhecem o seu nível de compulsão com compras, temos que saber como domesticar esse prazer que é muito gratificante até você se atropelar em dívidas e começar a não abrir as correspondências do banco, não atender o telefonema do seu gerente e arrumar desculpas “sem noção”  para cancelar aquela reunião para negociar a dívida.
  Mas peraí, e se eu sou uma menina abonada, nascida em berço de ouro e não precisa poupar porque sempre tem paitrocinio, calma lá, esse post também é para você!!! Afinal, é preciso ter uma pequena noção dos seus gastos para iniciar os seus investimentos, pois do que adianta gastar o que quiser e não investir?
Tudo bem que você tem dinheiro hoje, mas e amanhã? Se acontecer alguma coisa com seu Pai? Ah, vc tem sua avó que também é bilionária (porque milionário hoje é pior que estampa de leopardo, tem em TODA esquina), OK, então pelo menos é importante para você não ficar de mau humorada com cara de que “a menina na sua frente está  com a nova Birkin e você ainda está na lista de espera” nas conversas financeiras introdutórias e pelo menos  finja entender porque queridas, chique é ser inteligente e mulher burra e desantenada, nunca esteve na moda. Além disso, se hoje você tem tudo que quer, porque não ter tudo e mais um pouco???

Agora que percebemos que o assunto é para todas, vamos as táticas de como poupar:
PASSO 1: Some todos os seus gastos mensal
PASSO 2: Coloque asterisco (*) naqueles gastos que são Custos Variáveis (CV)
PASSO 3: Some todas as suas rendas mensal
Observações:
- Custo Fixo à (água, luz, telefone, condomínio, sua  escova  e unha semanal, depilação, sombrancelha, etc)são os custos que você não pode eliminar, mas pode reduzí-los.
- Custos Variáveis à (viagem, um trench coat no inverno, luzes, etc) que podem não ocorrer todo mês o mesmo gasto (Não se confunda! Aquela jóia que você parcelou e aparece todo mês, não é algo um custo fixo, e sim um variável pois não é algo que você compra todo mês)

PASSO 4: Faça essas duas contas:
Total de Gastos mensal (G) – Total de Custos Variáveis (CV) = Total de Custos Fixos
Total de Renda mensal (R) – Total de Gastos mensal (G) = A
Dessa forma, o resultado da primeira conta são os custos que você tem que pagar de uma maneira confortável. Vale também, deixar cerca de 10% a mais desse valor reservado como margem de segurança para eventual aumento de gastos.
Já o segundo resultado revela a sua organização em relação ao seu orçamento e ao dinheiro que tem disponível.
Resultado positivo à você é uma pessoa que sabe administrar seus gastos e já tem dinheiro para começar a investir.
Resultado negativoàvocê ao invés de poupar, “despoupa”, gasta mais do que tem e sem controle. Queridinha, calma, não se desespere, aguarde os próximos posts para saber como reverter essas conta e ter uma “sobrinha” para investir.
Por enquanto é isso xuxus!!!

4 comentários:

  1. Amiga,
    Amei! O blog está lindo e muito didático! Será muito útil para nós mulheres. Para mim, em especial, que não mexo com números faz muito tempo e não abro mão dos gastos variáveis (hehehe) será ainda mais útil. Parabéns!!!
    Beijão

    ResponderExcluir
  2. Vivis!

    Adorei! Linguagem fantástica!
    Gostoso de ler! Quero o próximo post!!

    ResponderExcluir
  3. to amando muito isso daquiii!!!

    ResponderExcluir