final do ano chega e as promessas para 2012 se iniciam: ser mais educado, fazer exercício, passear mais com seu cachorro, estudar mais, pagar as dívidas, economizar, etc. Não é de hoje que o bolso é o orgão que mais dói no corpo. Por isso, ao invés deixar para 2012, por que não começar agora a organizar sua vida financeira?
Pensando nisso, resolvi listar algumas dicas para como tornar a sua vida financeira mais fácil.
- Espalhe para a Família
- Começe a planejar as suas finanças
Sem isso, fica difícil verificar onde dá para economizar. Além disso, depois de ver o montante economizado, pode-se então separar uma parcela para investir. Outro ponto importante da planilha é que ela ajuda a xuxuca a ter controle e monitorar as suas finanças.
- Fuja das armadilhas comerciais
Seja calma e racional. Não queira decidir se vai comprar ou não em alguns minutos. Isso é bom para a loja, não para você! Reflita, pense, e verifique se é realmente necessário ou se você pode abrir mão daquele item.
- Produtos Caros: estipule sua cota para esses mimos
- Crédito Consciente
- Economia doméstia: invista
Esse item serve para que a lindinha reflita sobre os serviços contratados e verificar se eles são realmente necessários para a família. Como a TV a cabo citada acima, telefone fixo, celulares, internet.
O que se tem que fazer aqui é avaliar se todos estão usando bem esses serviços e também se não existem opções que atendam melhor as suas necessidades, assim você consegue enxugar as suas finanças. O bom de tudo isso, é que como as empresas de telefonia tem uma concorrência forte, vira e mexe sai uma promoção melhor. Não seja boba, troque o seu plano assim que perceber que o novo é melhor.
- Financiar e Contrair dívidas, vale a pena?
Cuidado queridas! O raciocínio de se comprar alguma coisa pela capacidade de pagar a parcela inerente a compra e desprezar os juros, prazos e preço da riqueza adquirida leva diversas famílias a ficarem descontroladas financeiramente.
Não caia na ilusão do crédito. Prefira comprar a vista, com o seu dinheiro, não com o do banco.
- Não basta poupar, INVISTA
A primeira razão para investir é para conservar o valor do seu dinheiro, pois a inflação não sossega. Já o segundo motivo, é que os investimentos bem sucedidos, acrescentam mais dinheiro as suas economias. Ao economizar e investir, o seu esforço por economizar poderá ser reduzido, uma vez que as taxas de juros e ganho de capital ao longo do tempo fazem o restante do trabalho.
- Tenha uma estratégia financeira
Espero que esses pontos tenham ajudado vocês! Mas é sempre bom lembrar que as dificuldades financeiras são escolhas pessoais. Mas Vivi eu não escolhi não ter dinheiro. A questão não é quanto você tem, mas como você usa, como você administra esse dinheiro. Em outras palavras, a lindinha escolheu ter alguma coisa ao invés de economizar ou poupar, por exemplo.
Acredito que com essas dicas, fica mais fácil de começar 2012 já com as finanças diferentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário